Existe uma “Ciência Divina” que permeia a religião de Umbanda, por meio da qual é possível fazer uma correta interpretação dos nomes de nossos Exus. Esta ciência começou a ser revelada por meio da obra de Rubens Saraceni.
Existe uma grande curiosidade sobre a força e regência na qual nossos Exus trabalham, pois todos estão atuando no campo de um ou mais Orixás. É importante dizer que não importa qual é o Orixá do médium, seu Caboclo ou sua hora de nascimento; estas informações podem ajudar, mas não são determinantes para identificar com qual Exu este médium trabalha.
Para preparar este material abaixo, foram consultados os livros: “Livro de Exu”, ” Orixá Exu”, “Sete linhas de Umbanda”, “Umbanda Sagrada”, “Rituais Umbandistas”, “Lendas da Criação”, “Tratado Geral de Umbanda”, “Código de Umbanda”, “Doutrina e Teologia de Umbanda”, “Fundamentos Doutrinários de Umbanda” e “Guardião da Meia Noite”.
Todos estes livros são de autoria de Rubens Saraceni, publicados pela Editora Madras.
Para interpretar os nomes, precisamos da chave interpretativa, que é a correta relação entre os elementos dos nomes e seus orixás correspondentes.
Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/ Linhas de Umbanda.
Também é preciso conhecer os fatores, verbos e ações relacionados aos Orixás, como por exemplo: cortar, arrancar, romper, abrir, trancar, girar, virar. Desta forma identificamos, por exemplo, a quem pertence o fator “abrir”, Ogum, que dá origem ás linhagens de Abre Caminho (Ogum/Ogum), Abre Rio (Ogum/Oxum), Abre Matas (Ogum/Oxóssi), Abre Tudo (Ogum/Oxalá), Abre Cemitério (Ogum/Obaluaê). com identificação do elemento principal, como “pedra” (Oxum) ou “pedreira” (Iansã), vamos localizando o campo de atuação: Pedra Preta (Oxum/Omulu), Pedra de Fogo (Oxum/Xangô) e Pedreira das Almas (Iansã/Obaluaê), Pedreira de Ferro (Iansã/Ogum), Pedreira de Ouro (Iansã/Oxum).
Por mais que se conheça a chave de um nome, é muito comum a entidade não revelar seu nome por inteiro.
Posso saber que trabalho com Exu Tranca Ruas, um Exu de Ogum, no entanto, ele pode ser Tranca Ruas das Matas, logo vai voltar-se a Oxóssi, e eu fico sem entender, afinal ele é um Exu de Ogum atuando nos campos de Oxóssi.
Este estudo e conteúdo faz parte dos cursos de Doutrina, Teologia e Sacerdócio de Umbanda Sagrada.
A
Abre (caminho, rio, mar, mata, tudo…) – Ogum Águia Negra – Ogum Almas, das – Obaluaê Âncoras – Iemanjá, Ogum e Omulu. Ar, do – Iansã Aranha – Iansã Arranca (toco, tudo, rua, mar, almas) – Ogum Arrebenta – Ogum
B
Bará – Oxalá Brasa – Xangô e Ogum Buraco, do – Omulu
C
Cachoeira, da – Oxum Cabaça – Nanã Cabeça – Oxalá Cadeado – Ogum e Xangô Caldeira – Xangô Calunga – Obaluaê Caminho, do – Ogum Campa – Omulu Campina – Iansã Capa (preta, das almas, encruzilhada…) – Oxalá, Logunan Capela – Logunan Carranca – Ogum e Oxalá Casco – Ogum Catacumba – Omulu Caveira – Omulu Cemitério – Obaluaê Chave – Oxalá Chicote – Iansã Chifre – Iansã Cipó – Oxóssi Cobra –Oxóssi Corisco – Iansã Coroa –Oxalá Corrente –Ogum e Oxum Corta (fogo, vento, rua) – Ogum Cova – Omulu Cravo (preto,vermelho…) – Oxóssi Cruz – Obaluaê Cruzeiro – Obaluaê Curador – Obaluaê
E
Encruzilhada – Oxalá, Ogum e Obaluaê Escudo – Ogum Espada – Ogum Estrada – Ogum Estrela – Oxalá
F
Faísca – Iansã Fagulha – Egunitá, Iansã, Xangô Fechadura – Nanã Ferro, do – Ogum Ferrolho – Ogum e Oxum Ferrabrás – Xangô Ferradura – Ogum Figueira –Oxóssi Fogueira – Egunitá Fogo – Xangô Folha – Oxóssi
G
Galhada – Oxóssi Ganga – Oxalá Garra – Oxóssi Gargalhada – Oxumaré Gato (preto,Omulu) – Oxóssi Gira (mundo, fogo, tudo…) – Logunan, Iansã Gruta – Oxum Guiné – Oxóssi
H
Hora Grande – Oxalá e Logunan
L
Labareda – Egunitá Laço – Logunan Lama – Nanã Lança – Ogum Lonan – Ogum Lucifer – Oxalá Lodo – Nanã
M
Maioral – Oxalá Mangueira – Oxóssi e Iansã Marabô – Oxóssi Matas – Oxóssi Meia- Noite – Omulu Montanha – Xangô Morcego – Omulu Morte – Omulu Mulambo – Omulu Mar – Iemanjá
O
Ondas – Iemanjá, Iansã, Oxumaré Ouro – Oxum
P
Pantanal – Oxóssi Pantera Negra – Oxóssi Pedra (preta, do fogo…) – Oxum Pemba – Oxalá Pena preta – Oxóssi e Omulu Pimenta – Oxóssi e Omulu Pinga Fogo – Iemanjá e Xangô Pirata – Iemanjá Pó, do – Omulu Poeira – Omulu e Iansã Porta – Obaluaê Porteira – Obaluaê Prego – Ogum Punhais – Iansã e Ogum
Q
Quebra(Galho, tudo, porta…) – Ogum Quedas – Oxum
R
Raios – Iansã Raiz – Oxóssi e Obá Rei – Oxalá Relâmpagos – Iansã e Xangô Rompe (rua, matas, almas, ferro…) – Ogum Ruas – Ogum
S
Serra Negra – Logunan, Xangô Sombras – Oxalá
T
Tatá – Obaluaê Tatá Caveira – Omulu e Obaluaê Terra (preta, vermelha, seca…) – Omulu e Obá Tira Gira, Teima, Toco – Iemanjá Toco (preto) – Oxóssi Tranca (ruas, cruzes, matas, gira, tudo, cruzeiro…) – Ogum Treme Terra – Obá e Omulu Trinca (Ferro) – Omulu Tronco – Oxóssi Trovão – Xangô Tumba – Omulu
V
Veludo – Oxum Vento –Iansã Ventania – Iansã Vira (mundo, tudo, vento, folha, mata, mar) – Logunan
Z
Zé Pelintra – é um mestre do catimbó que se manifesta na Umbanda na força de Logunan, Oxalá e Ogum. Ainda assim há Zé Pelintra das matas, da cachoeira, do mar e etc.
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